Tudo Curiosidade Dicas Inovações Notícias Projetos Sustentabilidade
Complexo solar de 30 GW na Índia será maior usina de eletricidade do mundo

Complexo solar de 30 GW na Índia será maior usina de eletricidade do mundo

Um complexo solar em construção na Índia poderá se tornar a maior usina de eletricidade do mundo, independente da fonte de energia. Desenvolvido pela Adani Green Energy Limited, o parque fotovoltaico de Khavda tem previsão de atingir 30 GW de capacidade instalada nos próximos cinco anos.

Localizado em uma região desértica no estado de Gujarat, o empreendimento já conta com 1 GW em operação desde março, com a instalação de 2,4 milhões de painéis solares. Conforme a companhia, o ritmo de construção está alinhado com a meta de finalização do projeto. Quando estiver pronto, ele ocupará 538 quilômetros quadrados, uma área que supera a de diversas capitais do Brasil, como Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).

O projeto envolve ainda o desenvolvimento de infraestrutura, incluindo 100 quilômetros de estradas, 50 quilômetros de drenagem, 180 quilômetros de fibra ótica e o estabelecimento de dessalinização e três plantas de osmose reversa com capacidade produtiva de 70 metros cúbicos de água por hora para atender os operários.

Atualmente, a maior usina elétrica do mundo é a hidrelétrica de Três Gargantas. Localizada na China, ela conta com capacidade instalada de 22,5 GW.

As 10 maiores usinas solares do mundo

  1. Bhadla Solar Park (Índia): 2,245 GW
  2. Huanghe Hydropower Golmud Solar Park (China): 2,200 GW
  3. Pavagada Solar Park (Índia): 2,050 GW
  4. Benban Solar Park (Egito): 1,650 GW
  5. Tengger Desert Solar Park (China): 1,547 GW
  6. Noor Abu Dhabi Solar Power Plant (EAU): 1,177 GW
  7. Datong Solar Power Top Runner Base (China): 1,070 GW
  8. Mohammed bin Rashid Al Maktoum Solar Park (EAU): 1,013 GW
  9. Kurnool Ultra Mega Solar Park (Índia): 1,000 GW
  10. NP Kunta (Índia): 978 MW